Por que você deveria começar a fazer o planejamento de produção na sua indústria?
21/06/2021
O planejamento de produção é uma parte fundamental do gerenciamento das atividades industriais. Com essa prática, é possível prever, controlar e otimizar a aplicação dos recursos que impactam diretamente no desempenho da operação como um todo.
A utilização correta desse planejamento, também conhecido como PCP (Planejamento e Controle de Produção), auxilia a melhorar a organização da linha de produção e a tomar decisões mais certeiras para a estratégia da indústria.
Quer entender melhor e saber por que você deveria começar a fazer o planejamento de produção na sua indústria? Continue a leitura deste artigo e confira!
Participação dos setores no planejamento de produção
O planejamento de produção depende da colaboração de todas as áreas da empresa, ou seja, todos os setores que estão envolvidos no processo produtivo devem participar.
Isso significa que o departamento de vendas, por exemplo, conta com um PCP baseado em projeções de mercado, enquanto o setor de compras faz um planejamento que prioriza o abastecimento de insumos e matéria-prima.
Na linha de produção em si, o planejamento é criado de acordo com o cronograma estabelecido para início e fim das tarefas, evitando atrasos, refações, desperdícios de recursos, e outros.
O planejamento de produção também é inteligente ao evitar problemas como a paralisação de equipe e máquinas, que não devem perder tempo aguardando dados ou materiais. Dessa forma, é válido também aplicar uma boa gestão da informação na empresa.
LEIA TAMBÉM:
Utilidades das esteiras transportadoras que você provavelmente não saiba
Os benefícios do planejamento de produção
Ao contar com um planejamento de produção na sua empresa, a performance da linha produtiva tende a crescer consideravelmente, uma vez que o gestor e os colaboradores têm acesso a dados mais estruturados e organizados. Assim, cada processo começa e termina no momento ideal - prática conhecida como just in time.
Mas então, quais são os benefícios de maior expressão desse método para as empresas industriais? Veja a seguir!
Produção eficiente
Ao trabalhar com uma produção enxuta e controlada, é possível elaborar uma rotina que não sofra com grandes paralisações e que mantenham o fluxo produtivo da empresa a todo vapor.
É claro que imprevistos podem acontecer, mas o planejamento de produção ajuda a calcular as probabilidades de gargalos e age na solução antecipadamente, em uma rotina de manutenção preventiva, por exemplo.
Entregas de acordo com os prazos
Uma das maiores falhas observadas na gestão industrial é o cumprimento correto de prazos, o que impacta diretamente na relação com fornecedores (em relação à qualidade e disponibilidade) e clientes. E isso pode causar grande prejuízo à sua indústria.
Com o controle de processos em mãos, sua organização não corre esse risco. Atendendo prazos, é possível gerar valor com o público e com o mercado em geral, contribuindo assim para o alcance de melhores posições para negociações.
Menos desperdícios
Como já falamos, é possível fazer uma economia e tanto com o uso correto de materiais. Práticas como o lean manufacturing ajudam a definir os níveis de insumos ideais para se trabalhar e não correr o risco de falhas, garantindo uma margem para eventuais surpresas.
Com um controle de estoque eficiente, também é possível estabelecer as datas de compra.
No entanto, quais são as ações mais indispensáveis que devem ser colocadas em prática para que o planejamento de produção saia como o desejado?
- Estabelecer os itens finalizados e semi-finalizados que devem ser produzidos, reduzindo custos com sobrecarregamento de estoque;
- Registre todas as matérias-primas que devem ser adquiridas antes do início da produção, reduzindo a chance de atrasos;
- Implante um sistema de gestão na sua indústria que seja capaz de auxiliar o planejamento de produção.
- Ao contar com ferramentas de planejamento e controle de produção, certifique-se de automatizar ordens de serviço e gerenciar documentos eletronicamente, agilizando todo o processo.
E então, gostou de saber mais sobre o planejamento de produção?
Para conhecer ainda mais sobre o setor industrial, continue acompanhando nossas notícias.
Até a próxima!