O que é e como resolver os gargalos de produção

Você já ouviu falar em gargalos de produção? Neste post, descubra o que é gargalo e como evitá-los na sua linha de produção.
Gargalos de Produção
17/09/2020

 

A linha de produção é o coração de uma indústria. Afinal, quando ela funciona bem, consequentemente interliga de forma positiva todos os outros setores: financeiro, comercial, administrativo e outros. 

No entanto, é muito comum haver gargalos na produção, aquele ponto onde a produção “trava”, e o papel do chefe de operações é identificá-los, mapear as causas e trazer soluções.

Mesmo que essa pareça uma tarefa complexa a princípio, com o tempo, você percebe que a maioria dos gargalos na linha de produção são comuns às diferentes empresas, e há maneiras de solucioná-los. Para saber mais, continue lendo este post.

 

Primeiramente, o que é um gargalo de produção?

Em suma, um gargalo é um ponto onde a linha de produção “trava”, fazendo com que os trabalhos não fluam como o esperado. Afinal um gargalo dificulta a continuidade da produção, ou faz com que ela aconteça em uma velocidade muito abaixo do necessário.

Normalmente, os gargalos são provocados pela falta de conhecimento do processo produtivo. 

LEIA TAMBÉM:
4 maneiras eficientes de reduzir custos na indústria 

O que essas “travas” podem causar na indústria?

Se a linha de produção é fundamental e movimenta todos os setores da empresa, quando sofre com problemas no funcionamento, ela pode gerar uma série de transtornos, por exemplo:

  • baixa produtividade na linha de produção, já que a equipe fica ociosa, esperando pela solução do gargalo;

  • redução na qualidade do produto final, pois os gargalos contribuem para a produção defeituosa;

  • desgaste da equipe;

  • falta de previsibilidade da produção, pois é difícil saber quanto realmente conseguirá produzir e em quanto tempo;

  • impossibilidade de definir a capacidade exata de produção, pois os erros mascaram os números corretos.

Ainda mais, um gargalo no setor de produção pode, por exemplo, levar à perda da validade dos estoques, provocando prejuízos financeiros e atrasos no faturamento, na emissão de notas, no processo logístico. Ou seja, um completo caos!

Quais são os principais gargalos dos processos produtivos?

Muitas indústrias possuem os mesmo gargalos. Por isso, reunimos os principais deles para que você avalie como anda a sua empresa nesses aspectos e definir ações corretivas com precisão!

Ausência de gestão de matéria-prima

Com um boa gestão de matéria-prima, é possível contar com fornecedores eficientes que entregam os insumos dentro dos prazos estipulados e com a qualidade necessária para evitar gargalos na linha de produção da sua empresa.

Falta de acompanhamento da produção

A falta de acompanhamento da produção pode comprometer o engajamento dos seus funcionários, aumentando a qualidade de toda produção. Ainda mais, ao observar a produção, é possível tomar decisões rápidas diante de qualquer imprevisto.

Problemas nos equipamentos

Máquinas e equipamentos também podem causar gargalos, seja por estarem obsoletos ou necessitando de manutenção. As paradas constantes por quebra ou para ajustes, além da baixa eficiência, podem parar a produção, causar perda de qualidade no produto final e até desperdiçar insumos.

Imagina só como seria ruim se as esteiras transportadoras da sua indústria, por exemplo, não tiverem a manutenção adequada e falharem constantemente. 

Falta de controles de estoque

Quantas vezes a sua linha de produção parou por falta de um um insumo, deixando o time inoperante e as máquinas paradas? Se é algo que acontece com uma certa frequência, saiba que você tem um gargalo causado por problemas na gestão dos estoques. 

Assim, quando não há informações precisas sobre quanto comprar de cada item e em qual periodicidade, podem acontecer paradas graves no processo produtivo.

Como resolver gargalos de produção?

Se você identificou um ou mais dos problemas acima no dia a dia da sua empresa, é preciso saber como solucioná-los. 

De forma geral, existe uma ação corretiva para cada um deles, que pode ser aplicada melhorando continuamente a linha de produção. Confira abaixo alguns pontos fundamentais para promover essa otimização:

  • Faça o mapeamento de seu processo de produção

  • Defina o melhor tipo de processo produtivo a adotar na sua indústria

  • Acompanhe as etapas do processo produtivo

  • Escolha boas máquinas e equipamentos para sua linha de produção

  • Implemente KPI’s

  • Conte com a ajuda de um software de gestão

E então, a sua empresa está precisando melhorar algum desses pontos?

Para mais posts, acompanhe nossas notícias.

Até a próxima!