3 fatores que irão melhorar a sua linha de produção

Quer saber como melhorar a sua linha de produção? Neste post, reunimos 3 fatores para ajudar nos principais pontos em uma manufatura: processo, pessoas e tecnologia. Confira!
Como melhorar linha de produção
09/09/2020

De modo geral, as indústrias exigem muita perícia de seus gestores. Sendo que este conhecimento é super necessário, principalmente na hora de fornecer qualquer tipo de melhoria em linhas de produção.

 

Mas, é preciso ficar atento a essas mudanças. Alterar posições de operários e investir na automação industrial não pode, em momento algum, afetar a motivação dos funcionários e a produtividade da empresa.

 

Confira neste post 3 fatores que irão promover a melhoria em linhas de produção de qualquer indústria, sem causar nenhum tipo de prejuízo para o negócio. Boa leitura!

1. Posicionamento dos funcionários

Trabalhar em uma linha de produção não é simples e exige muito jogo de cintura dos operários e líderes. Além disso, se por um lado a produção não pode parar, por outro o funcionário tem o seu próprio ritmo, então, é preciso encontrar um certo equilíbrio.

 

Dessa forma, cabe aos supervisores elaborar a melhor posição de trabalho para cada funcionário, levando em conta suas habilidades e dificuldades. Por exemplo, um operário lento pode ser colocado próximo ao meio da linha de produção, assim recebe o suporte dos colegas.

 

É de suma importância que o setup da linha esteja adequado para alta produtividade sem esquecer do lado humano, indispensável para as manufaturas.

2. Automação industrial

Quando falamos em aumento de produtividade, redução de custos e controle do desperdício, a automação industrial é praticamente uma obrigação.

Em síntese, o investimento em novas tecnologias colabora com o crescimento da manufatura e, ao mesmo tempo, a coloca em vantagem sobre os seus concorrentes.

 

Além disso, máquinas como esteiras metálicas, também melhoram a qualidade das atividades e oferecem mais agilidade e precisão para as indústrias. Todos esses benefícios ajudam o gestor a ter mais controle sobre o processo produtivo da empresa.

3. Motivação da equipe

Em um fluxo de trabalho cansativo e ininterrupto, é normal que os funcionários acabem ficando desmotivados. Afinal, a exaustão e os movimentos repetitivos tornam o dia cansativo para qualquer um. É por isso que muitas indústrias apresentam uma alta rotatividade de mão de obra.

 

No entanto, essas substituições de funcionários provocam desperdício de dinheiro e tempo, por conta das despesas trabalhistas e treinamento de colaboradores.

 

Sendo assim, buscar políticas de motivação e retenção de funcionários é muito mais vantajoso para as empresas. Neste contexto, o feedback também é muito importante, deixando claro os pontos a serem melhorados pela equipe, as metas da empresa e os números de produção, auxiliando a manter a sinergia do grupo.

 

Além disso, os resultados conquistados devem ser comemorados em equipe.

 

Apesar de cada indústria apresentar necessidades variadas, os 3 fatores citados acima podem ajudá-lo a promover uma boa melhoria em linhas de produção. Estas dicas simples tratam-se dos principais pontos em uma manufatura: processo, pessoas e tecnologia.

 

Em qual dessas áreas sua empresa apresenta mais dificuldade?


Para mais posts, acompanhe nossas notícias.

Até a próxima!