Saiba o que é Indústria 4.0 e como ela influencia no setor de produção

Atualmente, podemos perceber como o uso de máquinas passou a ser indispensável para as indústrias, e esse conceito tende a se firmar ainda mais. Confira mais sobre o assunto neste post!
Esteira metálica Hinovar
09/04/2020

A princípio, a Indústria 4.0 é um conceito atual que leva inovação tecnológica e automação para os processos de manufatura. Nesse sentido, ela permite um maior controle da informação e automatização dos processos, facilitando o trabalho da sua equipe e acelerando o ritmo de produção.

Na indústria moderna, os processos se tornam mais eficientes e independentes em relação à necessidade da força do homem. Ou seja, o uso de máquinas passa a ser ainda mais requisitado e necessário.

 

Assim, esse novo contexto aponta novos caminhos para o processo de produção, trazendo vários questionamentos. Afinal de contas, como chegamos até aqui? Onde chegaremos no ritmo de evolução que se acelera cada dia mais? Qual será a próxima etapa? Saiba mais sobre essas questões abaixo!

A evolução até a Indústria 4.0

Antes de entrarmos na era digital, vivemos três grandes revoluções industriais. A invenção da máquina vapor foi o ponto inicial para que os sistemas de produção pudessem se tornar mais acelerados. Nesse contexto, ela foi muito importante na produção têxtil, além de aumentar os empregos, mecanizar processos, criar novas locomoções e desenvolver o crescimento das cidades, principalmente nos países de Primeiro Mundo.

 

Com a Segunda Revolução Industrial veio o aceleramento dos processos a partir de novas invenções, com a melhoria de tecnologias já existentes e modernização de equipamentos.

 

Já a Terceira Revolução Industrial proporcionou um período de novas transformações. A ciência passou a ter mais espaço, envolvendo-se aos processos de produção e possibilitando novas pesquisas e descobertas.

 

Nesse momento, chegamos à Indústria 4.0, onde o avanço da internet e digitalização de processos são o foco. Além disso, as máquinas estão mais informatizadas, permitindo um desempenho automatizado, quase sem influência humana.

 

CONFIRA TAMBÉM: