Coronavírus: quais medidas tomar na produção diante da pandemia de COVID-19

Diante às consequências do Coronavírus, o mundo se mobiliza para conter o rápido avanço do vírus. Assim, em um momento como esse, a saúde das pessoas e no controle da COVID-19 deve ser da preocupação de todos, e as empresas devem contribuir ativamente com medidas preventivas, flexibilidade nas rotinas de trabalho e com o fornecimento de serviços e informações relevantes.
Esteiras metálicas Hinovar
27/03/2020

Na situação mundial atual, não existe dúvidas de que o foco deve estar na saúde das pessoas e nas medidas de contenção do vírus. Afinal, milhares de vidas estão em jogo e a conduta de cada cidadão influencia diretamente a segurança de todos.

Governos e entidades assumiram a liderança no monitoramento da doença e na criação de protocolos de atuação, mas as empresas também são responsáveis por contribuírem com medidas de prevenção, controle e informação.

Nesse sentido, reunimos algumas recomendações de como as indústrias devem se comportar com seu setor de produção diante ao caos. Continue conosco para conferir tudo isso em detalhes. Boa leitura!

Coloque a saúde das pessoas em primeiro lugar

Em um cenário preocupante, como o gerado pelo Coronavírus, o mínimo que se espera de todos é que as prioridades habituais sejam colocadas em segundo plano por um momento, para que o mais importante seja tomado como prioridade: a saúde e a segurança de todos.

Sendo assim, a empatia e a humanização são essenciais para lidar com as consequências da pandemia. Nesse contexto, alguns pontos são essenciais:

A responsabilidade social das empresas

Sabendo que as empresas influenciam diretamente a rotina, o estilo de vida e a circulação de grande parte das pessoas nas cidades, suas decisões têm um impacto direto na expansão e nas consequências de uma crise de saúde, principalmente quando estamos lidando com uma doença de fácil propagação como a COVID-19.

Independentemente, porém, do tipo e da gravidade da situação, se uma empresa não oferece um ambiente seguro para que sua equipe desenvolva seu trabalho, ela deve dispensá-la. Afinal, é preciso fazer o máximo possível para conter o avanço do problema.

A compreensão da gravidade da situação

É necessário que os empregadores compreendam que as medidas de controle adotadas pelos governos não afetarão os indivíduos de maneira isolada. Ninguém está imune.

Dessa maneira, as organizações devem oferecer condições para que seus funcionários se protejam e também tenham condições de cuidar de familiares doentes ou em quarentena.

A importância da adoção de medidas rápidas

O fato mais importante sobre o Coronavírus e que não deve subestimado jamais é a sua velocidade de contágio.

Assim, caso haja a confirmação de um caso de COVID-19 entre sua equipe, é essencial se informar com as autoridades de saúde imediatamente, para que o protocolo de segurança mais adequado seja tomado para com todos aqueles que tiveram contato com a pessoa infectada.

 

Quais medidas devem ser tomadas no setor de produção?

Aumente o rigor na higienização

As medidas de higienização é uma das recomendações mais divulgadas pelas autoridades brasileiras e internacionais, afinal, o contágio da doença é muito semelhante ao da gripe comum e ao de outras doenças respiratórias.

Dessa forma, aumentar o rigor na limpeza do ambiente de trabalho e instituir políticas de higiene protetivas para os colaboradores é importantíssimo no combate à propagação da COVID-19.

 

Evite o contato próximo

Além de aumentar o rigor na higienização do local de trabalho, conscientize sua equipe de evitar o contato muito próximo. O recomendado é manter de 1,5m a 2m de distância das pessoas.

 

Conte com o trabalho das máquinas

Para comprometer o menos possível a sua produção, e a saúde de seus colaboradores, agora, mais do que nunca, conte com a tecnologia e a automação.

Com o trabalho sendo feito por máquinas, não será necessário ter um grande número de funcionários na empresa. Diminuindo, assim, os riscos de contaminação, além de reduzir seus gastos.

Em um momentos de crise, é preciso que todos se unam e façam a sua parte.

Para mais posts, acompanhe nossas notícias.

Até a próxima!