Qual é a relação da automação industrial com a produtividade?

Entre tantos benefícios, a automação industrial está fortemente ligada ao aumento de produtividade das indústrias. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este post!
Automação industrial e produtividade
28/08/2020

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o investimento em automação industrial pode contribuir para fazer frente à concorrência e atingir às necessidades do mercado comprador.

 

Afinal, uma empresa automatizada favorece sua produtividade, tecnologia e valor agregado. Ainda mais, essa série de vantagens alcança indústrias de todos os portes e segmentos, e a sua pode ser a próxima!

 

Quer saber mais sobre os benefícios da automação industrial e a sua relação com a produtividade? Então, continue lendo este post!

Qual é a relação entre a automação industrial e a produtividade?

Em suma, um sistema de automação certifica seu próprio funcionamento, sem a necessidade da interferência humana, em processos repetitivos, com o menos perdas por controle de qualidade e um aumento significativo em produtividade.

 

Sabemos que o controle de operações e compartilhamento de informações são pontos importantes para o gestor que deseja conquistar resultados excelentes em uma indústria. E isso se torna muito mais fácil de obter com o uso de máquinas e equipamentos automatizados – que, aliás, são dotados de tecnologia que tendem a fazer o consumo eficiente de energia.

 

Nesse sentido, é possível dizer que as empresas que ainda não deram atenção à automação industrial estão perdendo uma ferramenta-chave para aumentar a produtividade e a competitividade no mercado.

Os benefícios da automação industrial

Além de aumentar a produtividade, como você viu no tópico anterior, a automação industrial oferece outros benefícios, como:

Custo:

 

Por proporcionar a redução de desperdício de material e a pouca necessidade de intervenção humana, a automação industrial é capaz de reduzir o custo operacional da empresa.

 

Além disso, o investimento feito em máquinas ou equipamentos automatizados, como as esteiras transportadoras, tem rápido retorno.

Qualidade:

 

Criados com o objetivo de executar padrões sem riscos de alterações durante a operação, os sistemas de automação industrial conquistam um melhor resultado em termos de qualidade de produto final.

 

Dessa forma, reduzindo também os desperdícios e falhas no produto final.

 

LEIA TAMBÉM:

6 passos para avaliar a capacidade produtiva da sua empresa

 

Tempo:

 

Com a automação industrial, a produção passa a ser mais rápida e acelerada, em razão da precisão e da alta capacidade de repetibilidade.

 

Por outro lado, quando a produção depende diretamente do trabalho humano, o tempo de produção é maior.

Segurança:

 

Por fim, as máquinas modernas já cumprem as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente a NR12, que determina requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos.

 

E então, que tal investir mais na automação industrial?


Para mais posts, acompanhe nossas notícias.

Até a próxima!