Saiba quais são os 4 itens essenciais da automação industrial

Dispositivos de montagem, máquina de testes, esteiras transportadoras e sistema supervisório: saiba mais sobre os itens essenciais para a automação industrial nesse post!
Automação industrial
27/07/2020

A automação industrial pode ser muito positiva para as empresas, melhorando toda a sua produção. Entretanto, é preciso entender mais sobre os seus conceitos para aproveitá-los de forma vantajosa.

A seguir, confira 4 itens fundamentais para a automação industrial!

Dispositivos de montagem

Em suma, os dispositivos de montagem são máquinas encarregadas de auxiliar no processo de automação industrial, favorecendo a montagem de produtos dos mais diversos setores industriais.

É possível encontrar empresas que oferecem dispositivos de montagem personalizados.

Máquinas de testes

As máquinas de testes possuem o objetivo de avaliar os mais variados tipos de produtos, como dispositivos para vibração, teste elétrico, resistência mecânica, câmara climática, estanqueidade, entre outros.

Sendo assim, essas máquinas podem variar de acordo com as necessidades da linha de produção.

Esteiras transportadoras

As esteiras transportadoras são fundamentais para o funcionamento das linhas de produção, sendo um item muito importante para a automatização de uma indústria.

Em síntese, elas servem para transportar materiais e produtos com mais agilidade e de forma prática. Assim, há ganho em produtividade, redução de tempo e custos com mão de obra para a empresa.

Ainda mais, estes equipamentos são indispensáveis nos sistemas de linhas de montagem, pois auxiliam na separação dos materiais, com o objetivo de direcionar peças e outros materiais para a reciclagem, por exemplo.

Para saber mais sobre esteiras transportadoras, clique aqui!

Sistema Supervisório

O conhecido Sistema SCADA, Sistema de Supervisão ou Sistema Supervisório é um software que tem a finalidade de promover o contato do usuário com as várias áreas da fábrica, como equipamentos, linha de produção, processo de fabricação e outras.

Assim, é possível monitorar e rastrear informações de um processo produtivo ou instalação física.

A aplicação desse sistema é crucial para os processos industriais, que hoje contam com tecnologias de computação e comunicação para automatizar a monitoração e controle das linhas de produção. Isso possibilita a coleta de dados em ambientes complexos, eventualmente dispersos geograficamente, e a respectiva apresentação de modo amigável para o operador, com recursos gráficos elaborados e conteúdo multimídia.

E então, como está a automação da sua indústria?

Para mais posts, acompanhe nossas notícias.

Até a próxima!