Qual é a função das esteiras transportadoras na indústria?

09/07/2020
No geral, as esteiras transportadoras são um equipamento bem simples, consistindo em polias que movimentam uma superfície sobre a qual são transportados os mais diversos tipos de objetos ou materiais, facilitando a movimentação de matérias primas, produtos prontos ou insumos na indústria.
Além das indústrias, as esteiras são também utilizadas em outros setores, como na mineração e na construção civil, por exemplo.
Esse equipamento é utilizado nas indústrias desde o começo do século 20, servindo para reduzir o tempo de transporte e, principalmente, os custos dos processos produtivos. E, mesmo que seja um equipamento de simples compreensão e montagem, cada componente de uma esteira transportadora é fundamental para o seu funcionamento, havendo necessidade apenas de considerar sua resistência, pelos materiais que devem ser transportados.
Saiba mais sobre o funcionamento das esteiras transportadoras e sua funcionalidade nas indústrias abaixo!
Como as esteiras transportadoras funcionam na indústria?
Em suma, uma esteira transportadora é composta basicamente por quatro itens:
- Uma cobertura superior de borracha, material mais utilizado por ser resistente à abrasão, temperatura, óleos e outros;
- Uma carcaça têxtil, geralmente com a utilização de poliéster ou de nylon, garantindo a melhor adesão com a borracha.
- A borracha de ligação;
- Uma cobertura inferior, também fabricada em borracha.
É importante que você saiba que cada um dos componentes das esteiras transportadoras nas indústrias possui características que a tornam um equipamento mais eficiente.
Assim, por exemplo, a cobertura superior possui, como principal característica, a capacidade de proteger a carcaça da ação do material transportado, devendo resistir à abrasão, ao calor e outras ações.
Além disso, dependendo do tipo de indústria, a cobertura superior também deve oferecer resistência anti estética e à chama, por exemplo.
Por sua vez, a carcaça das esteiras transportadoras na indústria, funcionam como um reforço, havendo necessidade de se utilizar fibras sintéticas para resistir à tensão exigida pelo transportador, como o poliéster e o nylon, que apresentam uma série de benefícios, como: resistência ao calor com baixo alongamento, impactos, ao mofo e à umidade, estabilidade dimensional e de equilíbrio, flexibilidade e suporte de carga, além de oferecer maior adesão.
A borracha de ligação tem como principal objetivo interligar as camadas, proporcionando melhor adesão, estabilidade e acamamento dos materiais e, por fim, a cobertura inferior deve proteger a carcaça da ação de atrito e abrasão dos tambores e roletes, sendo, normalmente, do mesmo tipo da cobertura superior.
Qual é a função das esteiras transportadoras na indústria?
Para que uma indústria possa continuar crescendo e ter bons resultados, é preciso investir em equipamentos que facilitam o processo produtivo, certo?
Entre esses equipamentos, podemos destacar as esteiras transportadoras, um tipo de máquina planejada para o transporte de materiais de um setor para outro, oferecendo maior agilidade e produtividade para a empresa.
Dependendo de sua utilização, essas esteiras podem variar em sua modelo, como, por exemplo, no tamanho, na forma e nos materiais nela aplicados.
Uma das maiores vantagens do uso de esteiras transportadoras na indústria é o fato de elas servirem para acelerar o trabalho, evitando que o processo de transporte seja feito manualmente, situação que, inclusive, poderia causar acidentes entre os trabalhadores.
Assim, a empresa pode conseguir maior produção no menor espaço de tempo possível, otimizando os processos para conseguir melhor produtividade.
Além disso, as esteiras transportadoras na indústria podem servir também para carregar materiais em caminhões, oferecendo maior praticidade à logística, já que são equipamentos bastante versáteis, movimentando os mais diversos tipos de carga, sendo, dessa forma, necessárias em diversos segmentos da indústria.
E então, que tal investir em esteiras transportadoras para a sua indústria também?
Para mais posts, acompanhe nossas notícias.
Até a próxima!