Descubra o que é manutenção preditiva e quais são as suas vantagens
14/06/2021
Em uma realidade de intensa demanda por consumo de produtos e serviços, o setor industrial tem sido estimulado a evoluir cada vez mais. Nesse sentido, as técnicas de proteção e manutenção do maquinário são indispensáveis!
A manutenção preditiva contribui diretamente para a eficiência operacional do chão de fábrica, reduzindo custos, erros e atrasos no fluxo produtivo. E, aos poucos, sua eficiência vem sendo notada pelo mercado.
Esse tipo de manutenção tem uma ótima aderência em fábricas modernizadas, porque é tecnicamente mais flexível que outros conceitos, mas, ela oferece muitas outras vantagens.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira a seguir o que é manutenção preditiva e quais são os seus benefícios!
O que é a manutenção preditiva?
No setor industrial, a manutenção preditiva está associada às práticas de manutenção com caráter preventivo e antecipado de todo o aparato físico utilizado nas operações.
Ou seja, nada mais é que uma metodologia de manutenção que tem um maior apelo para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas.
Essa manutenção pode ser feita através de um monitoramento periódico por meio de análise de vibração, ultrassom, inspeção visual ou técnicas de análise não destrutivas.
Então, não é necessário estabelecer um calendário fixo de inspeções.
A manutenção preditiva tem um papel primordial na continuidade das operações de manufatura.
Na indústria 4.0 esse ponto é ainda mais vital, já que as fábricas tendem a trabalhar para atender a inúmeras demandas. E as técnicas de manutenção preditiva são empregadas justamente para aumentar a eficiência da produção.
LEIA TAMBÉM:
3 sinais de que sua indústria está precisando trocar os equipamentos
Qual é a diferença entre manutenção preditiva e preventiva?
Apesar de terem o mesmo objetivo - antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos - a manutenção preditiva e preventiva são diferentes, no entanto, compõem uma mesma leva de manutenção industrial.
A manutenção preventiva tem o propósito de evitar falhas, porém ocorre em datas agendadas.
Por outro lado, a manutenção preditiva possui acompanhamento periódico através da transmissão de dados coletados em inspeções.
Além disso, as técnicas usadas em cada uma delas são diferentes.
Quais são as vantagens da manutenção preditiva?
Como você já pôde perceber, a manutenção preditiva oferece diversos benefícios.
Além de estar muito mais alinhada aos padrões da indústria moderna, que precisa ser ágil, econômica e eficiente, a solução em questão também oferece outras vantagens estratégicas, como:
- Aumento de vida útil dos equipamentos
- Otimização da produtividade
- Prevenção de falhas
- Redução de custos
- Oferece mais segurança aos profissionais
- Economia com o consumo de energia
- Está dentro das exigências da ISO 9001
E então, gostou de saber mais sobre a manutenção preditiva?
Para conhecer ainda mais sobre o setor industrial, continue acompanhando nossas notícias.
Até a próxima!