Como saber se é a hora certa de mandar uma máquina para manutenção?
11/01/2021
A manutenção de máquinas é uma prática - e um custo - frequente no setor industrial. Afinal de contas, as máquinas precisam estar sempre em ordem para operarem conforme o esperado, certo?
Cada empresa tem os seus procedimentos para cuidar do equipamento. No entanto, uma pequena possibilidade de problema pode parar a produção e afetar o processo em grande escala. Por isso, a manutenção é uma prática tão importante, já que evita esses tipos de paradas.
Nesse post, vamos te mostrar como saber se é a hora certa de mandar uma máquina para manutenção. Boa leitura!
1. Veja quais são as indicações dos fabricantes
O primeiro passo é verificar a recomendação de cada fabricante. Afinal, a empresa responsável pela produção da máquina está plenamente capacitada para indicar quando é a hora de fazer uma manutenção preventiva e até mesmo quando é preciso realizar a troca do equipamento.
Normalmente, essas informações são disponibilizadas em manuais de instruções ou em páginas de produtos. Então, assim que adquirir um maquinário, não deixe de anotar os prazos de cada item, ok?
2. Crie um planejamento de manutenção
Para garantir a atuação no momento certo, também é válido criar um plano de manutenção para alguns equipamentos. Além de considerar a indicação do fabricante, esse planejamento avalia condições sobre a utilização das peças.
Isso pode te poupar de grandes problemas lá na frente!
LEIA TAMBÉM:
7 fatores fundamentais na otimização da produção industrial
3. Acompanhe o desempenho dos equipamentos de automação
Como o uso influencia as necessidades das máquinas, é fundamental ficar atento à performance. O ideal é obter e acompanhar relatórios periódicos de ações concluídas e de falhas que tenham ocorrido.
Assim, é possível identificar se o equipamento parece estar desprogramado ou se não tem conseguido alcançar a amplitude prevista.
4. Conte com o apoio de um bom fornecedor
Com os passos anteriores, dá para realizar uma manutenção adequada de equipamentos de automação. Mas, contar com um bom fornecedor não deixa de ser importante.
Com a ajuda de uma empresa qualificada, é possível enviar certos itens para que o cuidado seja executado no momento e do jeito certo.
Então, na hora de comprar um equipamento, verifique se a empresa também oferece esse suporte, além de oferecer produtos de qualidade!
Ao entender quando fazer a manutenção nos equipamentos de automação, você não só garante mais eficiência para o sistema, como também economiza. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para aproveitar todas as possibilidades!
Para mais posts, continue acompanhando nossas notícias.
Até a próxima!