3 formas de melhorar os resultados da sua indústria
31/03/2021
Os resultados e a produtividade da indústria é um índice que varia bastante entre uma empresa e outra, de acordo com cada gestão.
Afinal, a forma como líderes administram processos e equipes, além do tipo de tecnologia utilizada na operação do dia a dia da fábrica, é um fator muito determinante de como o aproveitamento de recursos acontece na companhia.
E para ajudá-lo a entender alguns gargalos e como melhorar a produtividade e os resultados da sua indústria, desenvolvemos este pequeno guia com os principais pontos que você precisa se atentar. Confira!
Produtividade da indústria: o que é e quanto pode melhorar?
Em suma, o conceito de produtividade pode ser entendido como a capacidade de fazer mais e melhor com menos recursos.
Nesse sentido, aumentar a produtividade da indústria significa: melhorar resultados porque desperdício e retrabalho diminuem.
O que diminui a produtividade da indústria?
De maneira geral, empresas do setor industrial enfrentam os mesmos desafios no dia a dia, que podem ser gargalos na produtividade do negócio, se não houver uma boa gestão para enfrentá-los.
Em síntese, os principais vilões são:
- Falta de processo;
- Falta de alinhamento entre as áreas;
- Desperdícios;
- Extravios;
- Retrabalho;
- Erro de expedição;
- Falta de investimento em máquinas.
3 maneiras de melhorar a produtividade e os resultados da sua indústria
Ao ter em mente quais são os principais problemas que as empresas do setor industrial enfrentam, as soluções ficam mais claras. Acompanhe!
1. Desenvolver processos
Quando não há um processo claro, tanto em termos de produção como em outras áreas, o negócio fica na mão do conhecimento pontual de pessoas.
É claro que contar com a competência e habilidade do time é fundamental. Entretanto, juntamente ao talento individual de cada profissional, deve haver um procedimento bem amarrado da própria empresa.
Na indústria, a falta de processos pode se tornar um problema ainda mais agravante, uma vez que toda a cadeia de operação e prazos se altera caso cada pessoa faça algo “do seu jeito”.
Sendo assim, para começar a melhorar os resultados da sua indústria, o ponto de partida é desenvolver processos que sejam a base de trabalho para cada área e para todo o time.
2. Fazer previsões
Com processos amarrados, fica mais simples de criar métodos de previsão de demanda confiáveis.
Resumidamente, essas previsões tratam-se de um amplo cruzamento de informações de histórico da empresa e dados de mercado, que apontam para uma estimativa palpável de demandas e oportunidades.
No cenário industrial, com uma solução que ajude a prever essas demandas e, consequentemente, necessidade de compra de insumos, é possível reduzir significativamente o desperdício de dinheiro com compras desnecessárias, perdas e extravios de estoque.
Ainda mais, as previsões permitem que a indústria aproveite oportunidades de negócio e crie estratégias, alinhando ações do setor de vendas com a capacidade de compra e produção.
LEIA TAMBÉM:
Será que as esteiras transportadoras são indicadas para o seu negócio?
3 – Automatizar tarefas
Por último, a indústria ganha em produtividade quando investe na automatização.
No chão de fábrica, o trabalho pode ser dividido entre etapas manufaturadas e automáticas. Aliar a competência humana à precisão do maquinário é uma combinação que costuma dar muito certo e tem tudo a ver com a quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0.
Além disso, também é possível automatizar outras áreas da empresa.
Gostou das nossas dicas? Aproveite e entre em contato com a Hinovar para adquirir esteiras metálicas para melhorar ainda mais os resultados da sua indústria.
Para mais posts sobre o setor industrial e as esteiras transportadoras, continue acompanhando nossas notícias.
Até a próxima!