Qual a maior dificuldade da indústria brasileira com a evolução tecnológica?

Mesmo com os avanços tecnológicos nas indústrias nacionais nos últimos anos, ainda há muita coisa para melhorar. Neste post, confira a maior dificuldade da indústria brasileira com a evolução tecnológica e como isso pode ser revolvido!
indústria brasileira evolução tecnológica
02/08/2021

Não há dúvidas que a evolução tecnológica, promovida pela nova era digital, impacta cada vez mais no desenvolvimento industrial, no mercado e na vida do consumidor.

 

Aliás, segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), nos últimos anos houve um aumento significativo no número de indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais.

 

De 2016 a 2018, o percentual das grandes empresas que usam pelo menos uma das tecnologias de automação industrial passou de 63% para 73%, por exemplo. Assim, podemos dizer que realmente houve um aumento no investimento na Indústria 4.0.

 

No entanto, será que isso é suficiente para a competitividade do Brasil no exterior?

 

O desenvolvimento da Indústria 4.0 no território nacional envolve vários desafios, que vão desde os investimentos em novas tecnologias, em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva.

 

A seguir, entenda melhor sobre os desafios da indústria no Brasil e os impactos causados por essa recente Revolução Industrial. Boa leitura!

Heterogeneidade da indústria no Brasil

Poucas empresas estão preparadas para enfrentar as mudanças promovidas pela Indústria 4.0 de uma vez. As indústrias que buscam prosperar em um mercado cada vez mais digital e globalizado precisam focar em sair da rotina, crescer e inovar.

 

Mas por onde começar? Como fazer isso? Este é um dos principais desafios no Brasil, pois as empresas não possuem a mesma maturidade, capacidade de inovação e recursos para investir em automação industrial.

 

Para resolver essa questão, é preciso iniciativas públicas e privadas a fim de promover o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil, estimulando as indústrias de pequeno e médio porte a serem inseridas nessa “onda tecnológica".

Investimentos em novas tecnologias

A velocidade com que ocorre o avanço das inovações tecnológicas compõe um dos maiores desafios da nova era industrial.

 

Alguns especialistas acreditam que o Estado deve ser o responsável por uma política industrial que seja capaz de promover a transformação industrial brasileira. Por outro lado, outros acreditam que a mudança pode ser mais viável através de parcerias público-privadas.

 

Seja qual for o caminho, é fato que a indústria brasileira precisa de investimentos para que as empresas possam não somente acompanhar os avanços tecnológicos, mas também para que sejam produtoras de tecnologia.

 

LEIA TAMBÉM:

Utilidades das esteiras transportadoras que você provavelmente não saiba

Capacitação profissional

Para acompanhar a evolução tecnológica mundial, é preciso um grande investimento em capacitação profissional nas indústrias nacionais. Afinal de contas, a Indústria 4.0 traz posições de trabalho que demandam novas habilidades dos profissionais.

 

Sendo assim, a educação é o ponto-chave, uma vez que serão necessários investimentos na formação de profissionais qualificados.

Capacidade de competir internacionalmente

O Brasil, se comparado a outros países, ainda caminha a passos lentos nos quesitos investimento em tecnologias digitais e automação industrial.

 

Segundo o CNI, somente 9% das empresas brasileiras fazem uso de Big Data e Inteligência Artificial, enquanto muitas indústrias globais garantem altos investimentos nesta área.

 

Nesse sentido, podemos ver que muita coisa precisa mudar. É somente a partir dos investimentos em tecnologias e no aprimoramento da capacitação profissional que as indústrias brasileiras poderão acompanhar as mudanças da Indústria 4.0.

 

Agora que você chegou até aqui, não deixe de ler o nosso post sobre as razões para utilizar equipamentos de automação industrial e fique por dentro do assunto!