Automação industrial: 4 dicas para investir em automação na sua indústria
18/01/2021
Se você está buscando implementar a automação de processos no seu negócio, é importante ter em mente que isso requer uma jornada de transformação digital.
Sendo assim, veja a automação como uma iniciativa estratégica de negócio e não como uma simples forma de melhorar um determinado departamento.
Além disso, não se trata apenas de automatizar todos os seus processos e pronto. Afinal, automação industrial não significa que todos os níveis sejam automatizados. É importante encontrar os processos corretos e aplicar a automação criteriosamente com base no retorno do investimento esperado.
A seguir, confira 4 dicas para investir em automação na sua indústria!
1. Se organize
Primeiramente, o planejamento é fundamental, pois a implementação é um processo composto por várias etapas, então, você e seus colaboradores devem estar preparados.
Trabalhe com a equipe de TI e de outros departamentos de sua empresa para criar um roteiro de como será o processo de implantação.
Dessa forma, será possível definir as principais métricas de desempenho e medir cada processo a ser automatizado.
2. Investimento
Para implementar a automação industrial, é preciso investir tempo e dinheiro. Além disso, também é preciso de muitos recursos humanos para substituir ou redesenhar um chão de fábrica.
Por isso, é mais seguro começar pequeno ao implementar a automação. Escolha um processo ou uma etapa específica para automatizar por vez.
3. Entenda as necessidades do seu negócio
Para ter resultados certeiros, identifique e trabalhe com as soluções que mais atendem às suas necessidades de negócios. Faça uma pesquisa antes de comprar algum equipamento e leve em consideração o que mais a sua indústria precisa do momento.
As esteiras metálicas, por exemplo, são equipamentos indispensáveis para a melhoria do setor de produzindo, te ajudando a produzir mais em menos tempo.
LEIA TAMBÉM:
5 motivos para escolher as esteiras metálicas da Hinovar
4. Acompanhe os resultados
À medida que você e sua força de trabalho se expandem para entender melhor a configuração da automação, é possível começar a expandir e lentamente implementar mais processos e ferramentas.
E então, pronto para investir na automação industrial?
Para mais posts, continue acompanhando nossas notícias.
Até a próxima!