Os segredos das indústrias de qualidade
04/10/2021
A globalização acelerada aumentou muito o número de marcas no mercado e, com isso, cresceu também a necessidade de oferecer ao cliente um produto impecável, capaz de se destacar da concorrência.
Afinal de contas, com tantas opções no mercado, é claro que o cliente busca algo de qualidade e, ao mesmo tempo, com bom custo benefício.
Para isso, é importante conhecer a gestão de qualidade e analisar como está a sua linha de produção. Para garantir mais qualidade na sua linha de produção, continue a leitura deste post!
O que é gestão de qualidade?
Com sua origem muito ligada ao Fordismo estadunidense e ao Toyotismo japonês, o conceito de gestão de qualidade surgiu no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial.
Naquela época, vários países europeus e o próprio Japão encontravam-se devastados pelo conflito que durou mais de meia década. Dessa forma, as indústrias buscavam novas estratégias e modelos de produção que possibilitassem um crescimento rápido e contínuo para alavancar as economias nacionais.
No início, a proposta da gestão de qualidade estava relacionada a aspectos estritamente técnicos da produção, como gastos, prazos e características gerais do produto entregue.
Mais pra frente, o conceito foi evoluindo e englobando outros fatores importantes para os processos de análise e inspeção.
Hoje em dia, a gestão de qualidade parte do entendimento de que a percepção do cliente é a principal medida para avaliar a qualidade do que está sendo produzido. Paralelo a isso, se faz cada vez mais fundamental ter uma consciência de qualidade durante todas as etapas da produção para garantir o sucesso nas entregas.
Assim, a qualidade chega ao século XXI como um recurso eficaz e potente para se certificar de que as expectativas do cliente sejam atendidas e, sempre que possível, superadas.
Vantagens de investir na gestão da qualidade
A gestão da qualidade não é mais um diferencial, e sim um fator essencial dentro das empresas. Aliás, essa estratégia é um pré-requisito para todos os negócios que querem continuar relevantes e cultivar uma relação de proximidade com o mercado e o setor de atuação.
Para se destacar diante do crescente número de produtos similares disponíveis no mercado, é necessário estabelecer mecanismos de verificação dos resultados e, dessa maneira, garantir que o seu produto ou serviço se diferencie da concorrência e chame a atenção de seus clientes.
O processo para chegar até esse ponto não é automático, e exige dedicação, planejamento, análise de dados e sugestão de mudanças até que se chegue ao modelo ideal.
A gestão de qualidade, além de garantir mais qualidade ao produto final, também mantém a equipe de trabalho mais motivada. Afinal, essa estratégia é participativa, envolvendo os membros do time nas análises, na consideração das melhores soluções e nas tomadas de decisão.
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5 dicas de qualidade para melhorar sua produção
Ainda que apresente resultados muito relevantes para uma empresa, a gestão da qualidade não tem segredos. Com pequenos ajustes e as ferramentas certas, o trabalho do dia a dia pode se tornar muito mais fácil e eficiente.
Confira a seguir 5 dicas de qualidade que vão ajudar a melhorar a produção da sua indústria!
1. Garanta a satisfação do cliente
Seja qual for o segmento do seu negócio, é certo que atender os clientes está na ordem do dia. Por isso, é fundamental criar uma consciência entre todos os seus colaboradores de que esse é objetivo principal e, assim, não pode ser perdido de vista durante nenhuma etapa de seus processos.
De nada adianta criar um produto que parece perfeito para quem produz, mas que, ao chegar às mãos do cliente, decepciona e não atende às suas necessidades.
2. Defina suas prioridades
Quando você começar seu processo de melhorias, perceberá que ele aponta para a necessidade de mudar algumas práticas.
É normal não saber muito bem por onde começar. Por isso, escolha ir por etapas! Avalie o que é prioridade e vá melhorando aos poucos.
3. Prepare e previna a sua indústria
Vale lembrar que nenhuma metodologia é capaz de fazer milagres ou voltar no tempo. Sendo assim, use a gestão da qualidade para agir também de maneira preventiva, identificando as falhas mais frequentes para eliminá-las antes que venham a se repetir.
Um bom planejamento é indispensável neste momento, ajudando o gestor a entender quais processos são essenciais e quais são supérfluos, podendo ser cortados para diminuir o desperdício.
4. Confie nos dados para a análise
Seu processo de gestão da qualidade não pode ser feito com base no “achismo”. Dessa maneira, é preciso estabelecer quais serão os seus índices de qualidade para, ao final, fazer uma análise da eficiência das mudanças aplicadas.
Pautada em dados, a tomada de decisão se torna muito mais segura e a projeção de resultados mais confiável!
5. Melhoria contínua
Uma boa gestão da qualidade não pode mirar apenas em um sucesso de vendas momentâneo. É mais que necessário focar na qualidade a longo prazo!
A melhoria contínua indica a necessidade de garantir bons números em longo prazo, cristalizando uma imagem positiva do seu negócio no mercado. E por isso é tão importante pensar na satisfação do cliente! Afinal de contas, o sucesso de uma marca depende muito de como ela se relaciona com seu público.
Agora é com você. Coloque essas dicas em prática e perceba a qualidade da sua indústria ainda melhor!
Para mais dicas para indústrias, continue acompanhando o nosso blog!
Até a próxima!