Gestão da Qualidade: descubra o conceito, a importância e seus principais benefícios

Qual será a melhor opção para garantir um melhor fluxo produtivo para oferecer um bom produto para os seus clientes? A boa notícia é que não existe apenas uma, no entanto, todas dependem de uma boa gestão da qualidade. Entenda mais sobre o assunto neste post!
gestão de qualidade
10/05/2021

Na sua empresa, os seus gestores se preocupam em encontrar soluções para melhorar o fluxo produtivo? E a gestão de qualidade, está funcionando bem?

 

Se a resposta for negativa, é possível que tenhamos encontrado a origem para vários problemas do seu negócio, como baixo crescimento e pouca competitividade.

 

E não pense que é exagero, afinal de contas, a gestão da qualidade tem um peso muito grande no sucesso ou no fracasso de uma empresa.

 

Quer entender melhor sobre o tema?

 

Neste artigo, vamos explorar o assunto como um todo: conceito, objetivos, a importância, e benefícios. Continue a leitura e confira!

O que é gestão da qualidade?

Gestão da qualidade é a função de supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos em um padrão alto e consistente.

 

Em suma, especialistas consideram quatro componentes principais da gestão da qualidade:

  • planejamento da qualidade;
  • garantia da qualidade;
  • controle da qualidade;
  • melhoria da qualidade.

A implementação desses quatro componentes nas indústrias é conhecido como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).

Qual é o objetivo da gestão da qualidade?

Em síntese, a qualidade em si não é um programa ou uma disciplina. Não termina quando você atinge um objetivo específico.

 

A qualidade precisa ser constante numa empresa com a Cultura da Qualidade bem estabelecida, onde cada pessoa vivencia e entende a necessidade de se dedicar aos seus valores.

 

Nesse sentido, quando falamos na gestão da qualidade, não estamos restritos aos produtos de uma organização, mas em todo ambiente de trabalho.

Qual é a importância da gestão da qualidade?

A existência da gestão de qualidade é fundamental para que exista um padrão de qualidade do seu negócio.

 

Isso é importante pois é, basicamente, a definição de critérios claros que indicam como a empresa deve produzir para que os resultados sejam como a expectativa.

 

Além disso, a gestão de qualidade é importante para:

 

  • Reduzir riscos;
  • Aumentar a eficiência;
  • Reduzir o erro humano;
  • Ter resultados consistentes;
  • Aprimorar as habilidades da equipe;
  • Reduzir o tempo de treinamento da nova equipe.

 

LEIA TAMBÉM:
Os problemas que sua empresa pode ter por não investir na automação industrial

Quais são os benefícios de implementar a gestão da qualidade?

Ao criar e implementar um plano de gestão da qualidade, com uso de recursos e tecnologias adequadas, seu negócio pode experimentar diversas vantagens. Confira algumas delas a seguir:

Aumento da produtividade

Sem retrabalhos inundando a rotina operacional, é possível que a empresa passe a organizar o dia a dia operacional de forma muito mais produtiva e eficiente.

 

Dessa maneira, com um controle de qualidade rígido, é possível gerenciar os projetos desde sua concepção, assegurando que cada etapa produtiva seja feita seguindo as diretrizes de qualidade.

Controle de processos

A gestão da qualidade permite que seu time lide com recursos, como um sistema operacional tecnológico, que lhe dê uma visão mais ampla de cada processo.

 

Dessa forma, fica muito mais simples e acessível observar a produção em tempo real — garantindo que cada entrega esteja dentro do esperado.

 

Ainda mais, há o fator relacionado à automatização de processos, que agiliza as execuções e reduz erros.

Satisfação do cliente

É óbvio que, ao comprar um produto ou serviço, as pessoas e empresas esperam por algo de qualidade.

 

Afinal, como clientes, todos buscamos soluções — e não mais problemas.

 

A gestão da qualidade é o meio mais seguro de garantir que isso aconteça, potencializando a satisfação do cliente.

 

Além disso, um consumidor satisfeito é também um consumidor feliz — mais apto tanto a ser um cliente fiel como um promotor da marca.

Melhor aproveitamento dos recursos

A gestão da qualidade pode ainda impactar positivamente em outras áreas, como a gestão de estoque, por exemplo.

 

Afinal, com processos preestabelecidos e diretrizes produtivas definidas, é possível que o time aproveite de uma maneira melhor os recursos.

 

Ou seja, evita retrabalhos e ainda reduz custos que, antes, pesavam no bolso da organização.

 

E então, depois de saber tudo isso, que tal conhecer ainda mais aspectos fundamentais para o sucesso da sua indústria no mercado? Para isso, continue acompanhando nossas notícias.

 

Até a próxima!