Como a automação industrial ajuda no controle de riscos?
20/07/2020
Muitas indústrias brasileiras vêm investindo no cenário da automação industrial a cada ano. Inclusive, de 2016 a 2018, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma tecnologia digital, passou de 63% para 73%. Além disso, segundo os dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), quase metade (48%) das empresas consultadas têm a intenção de investir em novas tecnologias nos próximos anos.
Os sistemas de automação industrial buscam, cada vez mais, promover melhoria contínua dos produtos fabricados e a redução de riscos para os colaboradores.
Ainda mais, a automação industrial, como o uso de esteiras transportadoras, possibilita o aumento da produtividade e diminui as tarefas realizadas manualmente pelos operadores.
A seguir, entenda como os equipamentos de automação e soluções em automação industrial garantem diversos benefícios para a indústria.
Os riscos que a indústria oferece
Quanto mais automatizada for a sua indústria, menor intervenção humana será necessária na produção. Ou seja, menor será o risco de acidentes na produção, além da redução de custos com afastamentos e indenizações.
Por mais bem treinada que seja uma equipe, erros humanos pode acontecer por diversos motivos. Ao direcionar as atividades industriais com a automação, a probabilidade da tarefa não ser feita como esperado é bem menor do que quando comparada a um trabalhador humano.
Porém, a diminuição do trabalho manual na linha de produção não é o único ponto a ser observado para garantir a segurança nas plantas industriais.
Para evitar acidentes é preciso que sejam seguidas uma série de recomendações, por exemplo:
- Seguir as Normas Regulamentadoras de segurança (NRs) para manter uma operação segura.
- Investir em ferramentas e procedimentos de automação industrial que melhorem a rotina dos trabalhadores.
- Treinar as equipes envolvidas em cada uma das atividades industriais manuais.
Vale ressaltar que quando existem processos sendo realizados por operadores sem treinamento padronizado, é bem complicado garantir sua segurança, além da eficiência do processo e a repetibilidade. Por outro lado, com a padronização de procedimentos, os operadores habilitados podem realizar o procedimento da forma mais segura possível.
Melhoria com automação industrial
A máxima eficiência é o objetivo principal da automação industrial. No entanto, há muitas vantagens que a automação industrial pode oferecer. Confira algumas delas a seguir!
Mais produção em menos tempo
Com uma linha industrial automatizada, é possível obter um maior volume de produção, com o menor tempo possível, garantindo a máxima eficiência da empresa.
Ou seja, com a automação é possível aumentar a eficiência de uma planta industrial, maximizando a produção com menor consumo de energia e matérias-primas, pois as máquinas possuem alto grau de repetibilidade e conseguem realizar o trabalho muito mais rápido.
Redução de custos
Com o aumento da produção e a diminuição de erros, é possível ter uma redução de custos.
Além disso, também é possível diminuir os custos com mão de obra. Afinal, automatizar os processos de produção ajuda a reduzir a folha de pagamento e diminuir a necessidade de manter um grande número de operadores, certo?
Flexibilidade:
Com uma linha de montagem rápida e reprogramável, sua empresa pode realizar a produção just-in-time, ou seja, quando houver encomendas. Dessa forma, beneficiando a sua indústria.
Outro ponto importante é que, enquanto os funcionários precisam ser substituídos a cada turno de trabalho, os equipamentos automatizados são feitos para operar 24 horas por dia, sempre com a mesma performance e repetibilidade.
Oportunidade de empregos melhores:
Ao contrário do que pode parecer, a automação industrial estimula a profissionalização da mão de obra. Afinal, existe uma demanda cada vez maior de profissionais de robótica, produção industrial automatizada, técnicos em eletrônica e em mecânica, engenheiros mecatrônicos, etc.
E então, depois de conferir todos esses benefícios, que tal investir em esteiras transportadoras para a automação da sua indústria?
Para mais posts, acompanhe nossas notícias.
Até a próxima!